Cachoeira é um grande exemplo de decadencia. Passear por aquelas ruas geram muitas reflexões. É a própria visão do império destruído, do saqueamento pouco humano que a economia faz. Só é posível identificar isso com um olhar arqueológico´porque tudo é ruína naquela cidade, até as pessoas. Cachoeira parece uma diorama triste do Brasil.
Cachoeira tinha de tudo pra ser a Ouro Preto baiana. Mas no fim de semana está praticamente tudo fechado. Visitamos o "Museu" de Cachoiera do IPHAN com minha professora de Artes Decorativas e é de chorar. Móveis magníficos ao abandono. Pelo menos o lugar conta com um funcionário gentil e esforçado do qual não recordo o nome agora. Tivemos sorte e um conhecido dele disse que ia chamar outro conhecido pra abrir o Convento do Carmo pra gente ver por uma taxa estudantil de um real.
Outra coisa que me fascinou, e eu fui lá justamente buscando encontrar isto, é a influencia chinesa na cidade. Cachoeira era rota comercial com a China e bem no meio da fachada do convento tem a face de um Chinês. Essa influência aparece na azulejaria e em imaginárias também.
Nem precisa dizer que eu comi maniçoba no almoço né?
2 comentários:
Realmente pela sua descrição a coisa é bem triste mesmo. Mas se aqui em Salvador a coisa já é bizarra imagine por lá.
Não sabia disso da influência chinesa. Uma pena mesmo ver o abandono.
incrivel como eh essa imagem mesmo q a cidade deixa p gnt. mas acho ateh q essa eh uma das riquezas d cachoeira. mostrar, mesmo q com decadencia e ruina, q jah foi uma cidade colonial, mas q a historia continua. o papel q exerceu na historia pode ser lido em qualquer percurso q se faça pelo lugar, principalmente em sua arquitetura. e eh isso q a torna rica. gosto muito de lah, e eh sempre bom visitá-la. mesmo q dessa vez naum tenha rolado amigo secreto nem uma passagem sobre a ponte...
Postar um comentário